O Imperador D. Pedro II sempre foi um apreciador da fotografia e consequentemente se cercava de bons fotógrafos. Solicitou ao fotógrafo alemão Albert Henschel e a seu sócio Benque que fizessem imagens da Vila de Nova Friburgo.
Nascido em Berlim no ano de 1827, Albert Henschel era teuto-brasileiro conhecido por produzir belas imagens do Rio de Janeiro como fotógrafo paisagista e por ser um excelente retratista.
Pela qualidade de seu trabalho Henschel foi agraciado em 1874 com o título de fotógrafo da Casa Imperial juntamente com Benque, habilitando-o a retratar o cotidiano da monarquia brasileira.
Henschel e Benque estiveram em Nova Friburgo no ano de 1875, e fotografaram a Rua Alberto Braune, a estação de trem, a Praça Getúlio Vargas, O Instituto Sanitário Hidroterápico, o Chalet do Barão de Nova Friburgo, a Fazenda do Cônego, Riograndina conhecida como o Vale do Rio Grande, a Fonte do Suspiro e o Hotel Leuenroth, que deu nome a rua no centro da cidade. Outros locais pitorescos da vila de Nova Friburgo foram também fotografados.
Comentarios