01
O COTIDIANO DE NOVA FRIBURGO NO FINAL DO SÉCULO 19 PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
No final do século XIX, o Rio de Janeiro vivia um verdadeiro inferno social em que grassavam epidemias de febre amarela, cólera, entre outras doenças, além da tuberculose, que ceifava milhares de vida a cada ano. Os habitantes mais abastado do rio de Janeiro fugiam dessas doenças, deslocando-se durante o verão, período em que a epidemia ocorria de forma virulenta, para as regiões serranas. Nova Friburgo, depois de Petrópolis, era o município que mais recebia esse afluxo de veranistas, que chegavam a passar seis meses na cidade, retornando ao seu torrão natal somente no final do mês de abril. Essa circunstância movimentou a economia da cidade e o turismo chegou a superar a atividade econômica da agricultura, alterando profundamente a estrutura social e política da cidade.
Essa riqueza atraiu ainda imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, franceses e libaneses, além de indivíduos que a imprensa da época denominava de vagabundos, ou seja, imigrantes pobres que se deslocavam continuamente pelo país. Novas formas de sociabilidade foram introduzidas, e Nova Friburgo passou a ter uma vida cultural intensa, o qual podemos designar como a sua Belle Époque. O livro é vendido na loja Anna Vince Bolsas. Rua Antônio Mario de Azevedo, 1220 – Duas Pedras, Nova Friburgo. Referência, em frente ao Hospital São Lucas. Aberta de segunda-feira a domingo.
02
HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE FRIBURGO
Trata-se de um livro que reúne artigos publicados no jornal A Voz da Serra, na coluna História e Memória. O livro é vendido na loja Anna Vince Bolsas. Rua Antônio Mario de Azevedo, 1220 – Duas Pedras, Nova Friburgo. Referência, em frente ao Hospital São Lucas. Aberta de segunda-feira a domingo.
03
HISTÓRIA E MEMÓRIA DE NOVA FRIBURGO
Trata-se de um livro que reúne artigos publicados no jornal A Voz da Serra, na coluna História e Memória. Esgotado.
04
O ZUM ZUM ZUM DAS MONTANHAS
Livro infanto-juvenil que narra a história de Nova Friburgo tendo como público-alvo os alunos do ensino fundamental. As autoras escolheram as montanhas da região para compor a narrativa na forma de diálogos, utilizando o humor, a leveza e o suspense. As informações contidas nos textos foram cuidadosamente pesquisadas e contemplam a fauna e a flora da região, o indígena, a escravidão, a geografia, o trem, os povos formadores e a industrialização. O livro é vendido na loja Anna Vince Bolsas. Rua Antônio Mario de Azevedo, 1220 – Duas Pedras, Nova Friburgo. Referência, em frente ao Hospital São Lucas. Aberta de segunda-feira a domingo.
Participação em outras Publicações:
05
PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS
Livro do fotógrafo Gustavo Pedro, a obra contém imagens belíssimas da Mata Atlântica fluminense, seguidas de textos explicativos. Este blog não comercializa este livro.
Participação no livro sobre o PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS com o artigo que descreve a história da região.
06
TEIA SERRANA 2. NOVOS TEMAS E NOVAS ABORDAGENS
Livro que reúne artigos de diversos historiadores sobre a formação social, política e econômica de Nova Friburgo. À venda na Casa Suíça.
Participação no livro TEIA SERRANA 2, com o artigo TERRAS FRIAS: UM ENSAIO SOBRE UM CASO DE REFORMA AGRÁRIA NO TERCEIRO DISTRITO.
07
MEMÓRIAS DO LEGISLATIVO FRIBURGUENSE – 200 ANOS DE HISTÓRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO
Livro que reúne artigos de diversos historiadores sobre o protagonismo da Câmara Municipal na história de Nova Friburgo. O livro não está à venda por ser de domínio público. Pode ser baixado gratuitamente neste blog, estando em formato de pdf.
Participação no livro MEMÓRIAS DO LEGISLATIVO FRIBURGUENSE – 200 anos de História da Câmara Municipal de Nova Friburgo, com o artigo AS POSTURAS POLICIAIS EM NOVA FRIBURGO NO SÉCULO XIX(1820-1888)